Os dados fazem parte da avaliação, feita em 2009, da presença de resíduos agrotóxicos entre 17 alimentos populares na mesa dos brasileiros.

Manaus - O morango, a cenoura, o pimentão e o abacaxi comercializados em Manaus estão com o nível de agrotóxico acima do permitido pelo Ministério da Saúde, segundo análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os dados fazem parte da avaliação, feita em 2009, da presença de resíduos agrotóxicos entre 17 alimentos populares na mesa dos brasileiros. As amostras dos produtos do Amazonas foram colhidas nos supermercados de Manaus por técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
Os resultados confirmaram que o morango ainda é uma das frutas mais contaminadas por agrotóxicos. Das 128 coletadas para análise laboratorial, 50,8% estavam comprometidas com a substância carbendazim (usado para amadurecimento rápido da fruta ou verdura). O limite de consumo humano permitido para o composto é de 0,05 miligrama por quilo (mg/kg), mas foram encontradas na fruta 0,70 mg/kg.
“As frutas vendidas nos sinais de trânsito são ainda mais perigosas para a saúde. Geralmente elas já foram reprovadas pelo Ministério da Saúde e param na informalidade por causa da recusa das redes varejistas”, alerta a fiscal de saúde do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), Marilúcia Pessoa.
Rica em Vitamina A, a cenoura é uma das verduras preferidas da população brasileira. Os indicadores nacionais da Anvisa apontam que 24,8% das amostras da verdura analisadas em laboratório estavam comprometidas por substâncias derivadas de agrotóxicos. No Amazonas, a cenoura apresentou alto teor do composto Clorpirifós. O limite máximo permitido para o consumo humano é de 0,01 mg/kg, mas segundo as análises, havia 0,03 mg/kg da substância.
Desde 2008, o pimentão lidera a lista dos mais contaminados por agrotóxicos. Ano passado não foi diferente e 80% das amostras da verdura analisadas em todo o País ultrapassaram o limite máximo de resíduos. No Amazonas, além do pimentão, o abacaxi foi outro alimento que apresentou problemas de contaminação.
Risco à saúde
O consumo de alimentos com resíduos de agrotóxico acima do tolerável, de acordo com o diretor de ensino e pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Sidney Chalub, gera acúmulo da substância no organismo da pessoa, podendo provocar doenças cardíacas e câncer no aparelho intestinal.
“Acumuladas nas células, essas substâncias induzem à mutação podendo ocasionar câncer ou transferir o problema geneticamente. Tem casos em que a absorção pelo organismo humano, por um longo período, evolui para problemas de cegueira, surdez, além de tremores e alteração na frequência cardíaca”, disse.
Segundo Marilúcia Pessoa, o programa de análise de resíduos agrotóxicos deve incluir, em 2011, o açaí na lista dos alimentos pesquisados. “Queremos conhecer a qualidade dessa fruta amazônica consumida em praticamente todo o País”, disse.
Os alimentos comercializados nas feiras não são incluídos na avaliação de qualidade da Anvisa porque os produtos não possuem rótulos com as informações sobre quem comercializou.
FONTE: http://www.d24am.com/noticias/saude/frutas-com-nivel-de-agrotoxico-acima-do-permitido-em-manaus/5278
16 Ago 2010 . 08:46 h . Tabajara Moreno . portald24am@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário